22 03 2011

Evangelho (Mateus 23,1-12)

Terça-Feira, 22 de Março de 2011
2ª Semana da Quaresma

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

Queridos irmãos,

No Evangelho de hoje, Mateus nos retrata uma bela admoestação de Jesus para seus discípulos e para a multidão. Ele nos diz que devemos discernir as atitudes certas das erradas, e prega a humildade e o respeito para com o Pai que está no céu.

Na sociedade atual em que vivemos, muitas pessoas são tidas como exemplos de bondade, sabedoria e dignidade em vários campos sociais, religiosos e morais. E muitos os vêem como modelos a serem seguidos pela sociedade. Claro, que suas atitudes muitas vezes realmente são dignas de apreciação, mas será que devemos esquecer todos os nossos princípios e verdades para seguir os princípios e verdades das pessoas “exemplos”? Pois, muitas vezes os que uns acham certos, outros podem não achar.

E é isso que a leitura de hoje vem nos dizer, para perdermos esse tipo de idolatria por pessoas que como nós, são pecadoras, que estão sujeitas a cometerem o mesmo erro que nós cometemos.

Jesus nos diz que esse tipo de pessoa sempre gosta de estar em evidência, gostam de serem cumprimentadas, gostam de ter seu nome falado em alto e bom som, pessoas que quando fazem boas ações querem ser aclamadas pelo povo. Não devemos ser assim, quando fizermos algo de bom, somente Deus deve saber dessa sua atitude, pois Ele é o único que saberá nos recompensar de uma boa forma.

Outra coisa que me chamou a atenção foi quando Jesus disse que somente devemos chamar Deus de mestre, pois Ele é o Senhor de todas as coisas. Bom, disso eu já sabia só que algo me deixou pensativo: Por muitas vezes, declaramos amor incondicional por artistas, jogadores de futebol, cantores… E os temos como verdadeiros mestres em nossas vidas e o que essas pessoas fazem são como ordens para seguirmos, infelizmente muitas vezes nos esquecemos de Deus para vivermos a vida dessas pessoas.

Por fim, Jesus nos diz que devemos ser humildes em nossas atitudes, para sermos grandes em nossa honra e dignidade e que devemos nos humilhar para sermos elevados.

Enfim queridos, mudemos nossas atitudes, busquemos Deus em primeiro lugar, somente Ele deve ser o Senhor de nossas vidas, e não tenhamos atitudes hipócritas querendo nos mostrar como maiores, pois Deus é o maior e se faz menor para estar ao nosso lado.

Fiquem com Deus

João Paulo Mirallia.

 


Ações

Information

Deixe um comentário